cronicas

Leiam como se fosse um livro. São materias selecionadas publicadas ao longo da minha vida em alguns jornais e revistas. A minha unica intenção é, além de proporcionar diversão e entretenimento fazer com que voces conheçam um pouco mais do que penso a respeito de quase tudo o que nos cerca, e pra que depois ninguém ouse dizer que eu não tenha feito a minha parte. Sejam bem vindos!!!

12 de nov. de 2008

Jogando conversa fora

Também acho, cerveja não tem nada a ver com mulheres, e mesmo por que, das bebidas é a mais brochante que conheço. Cerveja pode ser um santo remédio pra quem gosta de "matar" o tempo nessas tardinhas interioranas realmente mágicas, que só a nossa terrinha pode produzir. Ou pra rever velhos amigos e jogar bastante conversa fora, ou até pra se fazer novos amigos, ou pra nos refazer após uma estafante pelada futebolística, ou numa suada rodada de truco... Fora essas, e entre a cerveja e as mulheres, sou muito mais as mulheres! E que é bom de se ver, ah isso é. Então sejam benvindas, e serão por todo o sempre, ao glamoroso mundo da nossa mídia publicitária tupiniquim. E quanto mais sem roupa melhor! Por isso, liga não gente! Tem coisas muito piores sendo veiculadas por aí na nossa malha de tevê. A Roseana Sarney, por exemplo. E olha que à primeira vista assim ela parece ser mulher, mas aquele olhar gélido dela... Vai saber, o mundo anda tão mudado... Vai ver que ela de fêmea nada tenha, vai ver que ela usa saia por mero acaso, vai ver que ela pra macho só lhe falte o membro. Vai ver que ela é o pai dela, após inúmeras plásticas, agora travestido. Sei não... Boto a mão no fogo não!!! Ou então, que tal o slogan cem por cento negro? Um nazi-facismo às avessas, o extremismo da outra cor. E todo mundo achando tudo muito lindo, divino e maravilhoso. E agora até fizeram uma lei pra tentar garantir emprego para a gente de cor preta. E se não tem vagas nem para os da cor branca..., imagine só! Fosse eu um negro me indignaria. Não seria melhor que todos tivessem empregos, por méritos e não por força de lei? Mas o que se há de fazer? Dizem que é assim que esse país funciona (?), mas eu estou seriamente pensando em me pintar. Quem sabe não saio desse sufoco já crônico... E se há vagas pra jornalistas, que por si só já é um espanto, o que dizer então que há vagas pra jornalistas de cor escura??? Fico imaginando o presidente da célebre Esportiva se dando ao luxo de reservar vagas para jogadores brancos no time. Iam querer queimar o meu estimado amigo em praça pública. É, e até que a idéia não é de todo má, não queimar o Jarbas, pelo amor de deus, mas que tá faltando jogador caucasiano nessa gloriosa agremiação, ah isso tá! Não e não, não tenho nenhum pingo de medo de ser processado por alguma entidade representativa da raça negra, pois todo mundo sabe que a minha alma, se é que ainda a tenho, é de forma irrestrita e incomensurável dessa cor. Por essas e outras ando assaz descrente com a minha mui letrada profissão. Já andei de namoro com a idéia de me tornar um atleta, talvez um ciclista... Mas o peso dos anos já me incomoda e mesmo por que, andar de bicicleta em Guaxupé é tambem correr riscos desnecessários e é preciso gostar demais de viver perigosamente. E não deixa de ser uma constante tentativa de suicídio, lenta e gradual. E olha que nem vou falar nada dos imbecís que andam motorizados às pencas por aí. Ao menor vacilo, com toda certeza, passam por cima da gente... Dia desses, desviei abruptamente, assim meio que quase sem querer, no assusto, de um buraco imenso, plantado bem no meio do meu trajeto asfaltado, que não é pra falar não, se eu contar do tamanho dele, vão dizer logo que é estória de pescador. Bom, pescador sei que sou, mentiroso não! Então é melhor nem tocar no assunto, ou já nem tá mais aqui quem falou. E no aproveitar da deixa, voces viram só? Finalmente nosso amado presidente do bico colorido e seus amiguinhos cairam na REAL. Descobriram que o país anda muito violento! Por onde será que esses caras andaram esses anos todos??? Sei que o genro do presidente, aquele da familia dos Magalhães, os do Banco Nacional, anda meio fora de circulação por conta de uns "pequenos " e antigos desvios financeiros e por se esconder do Judiciário. Esse tudo bem, viver sumindo é fogo! Não sobra tempo pra mais nada. Mas, os politicos então não leem jornais e ou nem tampouco assistem a televisão? Ou por que agora andam sequestrando publicitários e alguns prefeitos? E cá entre nós, melhor eles do que nós. Sim, por que no tempo em que se sequestrava professores e jornalistas, e nem havia pedido de resgate, o Brasil não era violento... Longe de mim desejar o mal de alguém, por pior que possa ser e até merecer, mas verdade seja dita: o castigo anda de avião supersônico nesses dias de pressa exacerbada. Não são os publicitários aqueles que dão sustentação de credibilidade aos politicos? Cobrar, e cobram muito caro pelo serviço de iludir diariamente o povo, por certo tambem tem seus riscos. E quem manda querer governar apenas e tão somente na midia e pela midia? Mas a pergunta que se faz urgente é, será que um dia vai aparecer um cabra macho de verdade pra acabar de vez com a famigerada impunidade nesse país??? Alô, alô Telemar, o seu dia ainda há de chegar (o seu também Manoel Dantas!!!)... Bom, mas esperando pra ver e enquanto nada disso acontece, fui chamado a me recadastrar no Departamento de Saúde, e até agora não entendi bem por quê, se é que me cadastrei não faz muito, e aí me exigiram, nada mais nada menos do que vinte e quatro documentos dos mais variados, meus, dos meus filhos e da esposa. Eu tinha em mãos "apenas" uns quinze, pasmem, não quiseram nem me atender. Mandei que enfiassem a carteirinha do SUS naquele lugar de cada um devidamente... É gente, tem cada uma por aqui que até a consciência divina chega a duvidar.


publicada em fevereiro de 2002

Nenhum comentário: