cronicas

Leiam como se fosse um livro. São materias selecionadas publicadas ao longo da minha vida em alguns jornais e revistas. A minha unica intenção é, além de proporcionar diversão e entretenimento fazer com que voces conheçam um pouco mais do que penso a respeito de quase tudo o que nos cerca, e pra que depois ninguém ouse dizer que eu não tenha feito a minha parte. Sejam bem vindos!!!

11 de nov. de 2008

Ô, coitado!

Ahaaá, pimenta malagueta, cumbarí, dedo-de-moça e muita do reino, batidas no liquidificador e no fiofó dos outros é refresco! Aiaiai, uiuiui, coitado do deputado! Ué, não é que rimou? O meu avô era um poço de sabedoria, e sempre me dizia que as pessoas revelam o verdadeiro carater quando metem a mão nos seus bolsos. Ainda mais vivendo num país onde meter a mão no bolso alheio é sinônimo de esperteza... Ainda mais depois de se chegar a deputado. Mais ainda quando esse deputado, acostumado a ganhar sessenta mil, passa a ganhar "apenas" dezoito mil mensais. Não te deu peninha deles tambem? "Líquido não chega a oito mil..." Que nem o meu! Quer dizer, não na quantidade e sim igual na qualidade. O que ganho já vem líquido por natureza e mal me molha a mão e já escorreu ralo abaixo. Os banqueiros, ó, riem como eles só... E o mais curioso disso tudo é que são os deputados quem fazem as leis. Inventaram mil e uma maneira de decrescer o salário dos míseros mortais e se esqueceram que o mundo vive a dar voltas. A vingança veio à cavalo! E agora nem pro bispo vão poder reclamar. E reclamar de quem, deles mesmos??? Então aprontaram toda essa choradeira de dar dó ao mais insensível dos insensíveis. Me lembrei do desemprego, e por falar nisso, aqui vai um aviso a quem interessar possa: assim que se inaugurar o novo cemitério de Guaxupé, a Prefeitura vai abrir concurso prá carpideiras. Déis reaus por morto bem chorado e definitivamente enterrado. Só que vai demorar um pouco, trâmites legais emperram a inauguração... Ah, e aos sábados, domingos e feriados pode pintar uma boa gratificação. E se for o morto assaz importante, salário dobrado! Uéuéué, as lágrimas vão rolar (cantem, cantem comigo!). Mas o que estava mesmo dizendo? Ah, mas ainda assim acho que é muito! Pelo que fazem, salário mínimo já é exorbitante!!! Ué, e tá aí uma boa idéia. Os deputados deveriam ganhar salário mínimo. Das duas uma, ou o mínimo iria lá pras alturas ou não haveria mais um só candidato a nada mais nesse país. De qualquer forma sairíamos todos ganhando, pelo menos uma vez na vida. Ou então não haverá represa construida que suportará o aguaceiro lacrimal legislativo... Ainda assim continuaremos no lucro, racionamento de energia never more. E isto é inglês cara, é chic no úrtimo, mas pra quem não sabe, never more seria nunca mais. Então, como voces bem podem ver, está tudo a nosso favor. Dizem as más línguas, que um velho cacique da politica local, ao perceber que o filho não daria pra coisa alguma, tratou logo de encaminhá-lo nas artes das artimanhas palacianas e ele até que se deu muito bem. E acabou se aposentando, após longos oito anos de "relevantes" serviços prestados ao seu estado. Mais ou menos assim como eu, que só me aposentarei depois de morto... E ele vivia me gozando, "bem feito! quem mandou voce estudar e querer ser intelectual..." E não é que tinha razão!!! Mas em compensação a recíproca é muito pior. Deputado e jornalista agora é tudo uma merda só, com um só porem aí, eu tenho muito mais estudo. E querem uma outra boa idéia? Imaginem ser obrigatório um vestibular, como o que todo mundo faz, para se ingressar na Assembléia, e se exigir um mínimo quociente mínimo. Pouquíssimas vagas seriam preenchidas... E em se falando em vagas, ah coitadinhos tambem dos filhinhos dos deputados, vão ter de parar de estudar em boas escolas particulares. Agora nada mais dessa de comprar diploma... Vão ter de enfrentar o super concorrido vestibular das nossas universidades públicas. Viram só, e voces quase acabaram com elas! Quem não chora não mama, mamãe já dizia, e até acho compreensível. Mas que eu tô rindo da desgraça alheia, ah isso tô mesmo! Mesmo por que os filhos de muita gente não conseguem estudar de modo algum. E deus não fez primeiro o deputado e depois tomou dele uma costela pra se fazer a Eva. Mesmo por que se choram tanto assim porque reduziram os seus salários, imaginem então se reduzissem as suas costelas. Noé jamais teria tido a chance de ficar famoso e postergado sua odisséia por toda a eternidade. O mundo seria somente água, terra planeta água. Terra planeta água... (cantem comigo novamente). Ops, e quase ia me esquecendo, diagóra em diante telefone de deputado tambem será bloqueado (rimou tráveis). Ou vão ter de ralar mais pra poder pagar a Telemar. Em vez de tres empregadas, serão nenhuma! Ahahaha. Mas consolem-se senhores desventurados, tambem ando dispondo de alguns dos meus bens, dois cachorros pé no saco e um telefone cortado... Como diria Caco Antíbes: coisa horrorosa! E agora a última boa idéia, a velha cachacinha da boa, por que segundo o mestre Chico Buarque, sem ela ninguém segura esse rojão.


publicada em dezembro de 2001

Nenhum comentário: