cronicas

Leiam como se fosse um livro. São materias selecionadas publicadas ao longo da minha vida em alguns jornais e revistas. A minha unica intenção é, além de proporcionar diversão e entretenimento fazer com que voces conheçam um pouco mais do que penso a respeito de quase tudo o que nos cerca, e pra que depois ninguém ouse dizer que eu não tenha feito a minha parte. Sejam bem vindos!!!

16 de out. de 2008

A Síndrome da Mediocridade Adquirida

Incrível, a rede Globo finalmente assumiu! Sente saudades dos tempos da ditadura. Não é que comemoraram o aniversário do Ato Institucional número cinco? E em pleno horário nobre!!! E mais triste ainda é que ninguém tenha desligado a televisão... Fiquei matutanto cá com meus botões e me lembrei de parte do famoso discurso de Rui Barbosa, que não tem nada a ver com o Benedito deles, dito se não me engano em Haia, há muito tempo atrás. "De tanto ver triunfar as nulidades, o homem chega a ter vergonha de ser honesto..." Que tremenda sensibilidade! Por essas e outras é que ele parece estar vivo até hoje. E merece ser imortal. De repente, não mais que de repente tive uma súbita iluminação, digna dos mais sábios dos Budas. E uma constatação trágica: fomos acometidos pela Síndrome da Mediocridade Adquirida - SMA. E nem nos demos conta disso. O mais preocupante é que essa doença, com os chamados mecanismos de repressão e controle de opinião, como o próprio AI-5, sempre nos chegava como sendo "fatos isolados", através da mídia. E não demos importancia a ela. No país abençoado por deus essas coisas nunca acontecem... Agora com o advento da democracia, e uma certa e tímida liberdade de imprensa, isso virou epidemia... E nos transformamos na nação mais infestada do mundo! Como não poderia mesmo ser de forma diferente, tudo o que não presta, aqui somos os maiorais e as vezes perdemos até para o Paraguai, segundo alguns dados da ONU. Curuzes! Estou sendo muito duro demais??? É prá ser mesmo! Eu quero não só ver, mas sentir a sua revolta. Saiam desse casulo. Saiam desse marasmo e chega de indignações comedidas como se fossemos lordes ingleses... Eu posso entender por que agora sei que um dos sintomas mais predominantes da síndrome é o que nos faz perder totalmente a capacidade de raciocínio, muito lentamente, até nos embotar a mente de vez. Um bom e eficaz antidoto para isso é exercitar o cérebro o mais rapidamente possível, antes que seja tarde demais... Comumente, quando alguém me para na rua prá enaltecer minha ousadia eu retruco até meio ríspido afirmando que coragem todos temos. Faz parte do aprendizado natural da vida não nos esquecermos dela. E depois, valorizando demais a ação de determinada pessoa, as vezes o fato em si, que é sempre o mais importante, acaba passando meio desapercebido. E vamos protelando a solução até que eles, os fatos, acabem terminando no esquecimento. Mas não foi por isso, com certeza, que o pessoal da Globo cantou os parabéns... O negócio deles é a tal de inversão de valores. E isso eles fazem com uma maestria invejável por todas as outras emissoras... Vide o acontecimento mais importante do século, que foi o nascimento da Xaxa... E quando brigam entre si por uma fatia milionária de publicidade, aí a coisa é comédia. Bispo vira traficante e viciado e é pena voando, pra não falar merda, pra tudo quanto é lado... E por causa dessa variante do virus, a desinformação, que tambem enfraquece nosso corpo e nos coloca a mercê da síndrome citada, é que jamais saberemos quem tem razão nessas batalhas de peixe graúdo, como dizem por aí. Maaaasss, quando vemos um pai de familia implorar pelo seu emprego, se humilhando a ponto de aceitar redução do seu já minguado salário e outras mumunhas mais sempre a favor de se deixar tudo como está, nos fazendo crer ser o desemprego algo muito pior e deputados de Alagoas, um dos estados mais pobres da nação, ganhando quase 60.000 paus, e mostramos a cara de tédio, é por que atingimos o nível de estado terminal da doença. UTI ni nóis! E por favor, não confundam com FMI, por que senão, não há mais nada que se possa fazer... Hein??? O gigante pela própria natureza tambem veio? Mas é peso demais para esse navio... Vamos naufragar!!! Glubglubglub... Glub... Alguém salve o L de Caprio, por favorrrrrrrrr...






publicada em dezembro de 1998





Nenhum comentário: